domingo, 9 de julho de 2006

Japão vs Coreia do Norte

"O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Taro Aso, afirmou este domingo que o Japão tem o direito de atacar preventivamente a Coreia do Norte em caso de ameaça nuclear directa com o objectivo de se proteger."

Esta noticia, para mim, é das mais preocupantes dos últimos tempos. Estou perplexa!!
O que é um ataque preventivo? Alguém me consegue explicar? Será uma maneira pomposa de dizer que vão contra-atacar em resposta aos mísseis lançados na passada semana?
Mais uma perguntinha, será que temos o direito de atacar para nos protegermos? Não estaremos a ser iguais?
Já para não falar, que estamos perante duas super-potências que devem ter armamento nuclear suficiente para acabar com a vida neste planeta...

Espero sinceramente, que haja alguém ou alguma organização mundial, que ponha algum bom senso naqueles senhores, que devem achar que estão a protagonizar mais um filme de guerra tipo "War games".

2 comentários:

Alter Ego Vitae disse...

Sem ofensa, mas parece-me que os misseis deverão ir com preservativos! :-D

Anónimo disse...

Bom o post é antigo mas como esse assunto voltou a tona atualmente, Em 1998 a Coreia do Norte disse que ia lançar um foguete, mas na verdade era um míssil que atingiu o Japão, Qu atitude você como política responsável pelo país tomaria ? Ia tentar conversar enquanto o cara joga misseis em você ?