sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

O Poder da Arte

Ontem fui à inauguração da exposição O Poder da Arte, na Assembleia da Républica. Curiosamente, o verdadeiro poder da Arte, não estava na Arte em si, mas em tudo o que a rodeava. Gostei do trocadilho! Aposto que os Senhores (com S grande) de Serralves quando deram o titulo à exposição nem se lembraram disso.
O Poder dos Euros que circulavam entre nós, dissimulados nos fatos de veludo preto dos homens e nos casacos de vison das senhoras. O pretenso Poder que alguns insistem em ter sobre outros que supostamente se subjugam num jogo de interesses sem igual. O Poder da hipocrisia daqueles sorrisos branqueados a laser, que nada têm de cordeal. O poder dos seguranças do Presidente, ao encostarem uma multidão perfeitamente inofensiva à parede, sem pudores. O Poder da Comunicação Social sobre a classe Política presente e sobre todos aqueles párias que vivem dela. Até mesmo, o Poder dos empregados que serviram o beberete, ao discriminarem quem serviam primeiro, levantando por vezes as bandejas por cima das cabeças dos convidados.
Gostei de algumas obras, de outras não, mas mais uma vez, apreciei bastante o circo que se levantou à volta do evento. O Poder da Arte foi só um pretexto, e o que menos contou para muitos dos presentes.
E por aqui me fico, já que hoje o Poder da gripe me apanhou desprevenida e me derrubou com um só sopro. Vou aconchegar-me na minha caminha, entupida de remédios, a ver o filme O milagre segundo Salomé.

1 comentário:

Anónimo disse...

As melhoras...eu também tenho estado em sintonia com o "Poder da Gripe".
É bom sentir que encontramos pessoas tão parecidas, mesmo virtualmente e à distância!
Espero que tal como o meu, o teu Amor te cure com miminhos!

Estrelinha